Chemco - http://www.chemco.com.br

 

Procurar:


Nossos Produtos:

  Corantes
  Amaciantes
  Desinfetantes / Detergentes
  Cera
  Óleo

Automotivos/Domissanitários
  Bases
  Matérias-Primas

Especialidades
  Diversos
  Espessantes

Essências
  Amaciante
  Desinfetante
  Detergente
  Cosmético

Industriais
  Ácidos
  Alcalinos
  Diversos
  Sais

Laboratoriais
  Diversos
  P.A.
  Técnicos/Comerciais

Sky (Acabados)
  Amaciante
  Cera
  Detergente
  Desinfetante
  Lavanderias
  Limpa-Vidros
  Multi-Uso

Solventes
  Álcool
  Diversos




LEGISLAÇÃO - Polícia Federal

Histórico, Leis e Documentações

O controle de produtos químicos no Brasil teve início com a edição da Medida Provisória nº. 756, de 08 de dezembro de 1994, mais tarde convertida na Lei nº. 9.017, de 30 de março de 1995., que estabeleceu normas de controle e fiscalização sobre produtos e insumos químicos que possam ser destinados à elaboração de cocaína em suas diversas formas, e de outras substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica.

Algum tempo depois constatou-se que a necessidade de se aperfeiçoar fiscalização destes produtos para atender as necessidades internas.

Nesse contexto, o Senhor Presidente da República sancionou a Lei nº. 10.357, de 27 de dezembro de 2001. Após sua regulamentação, a atual legislação prevê novas medidas administrativas e operacionais que, doravante, serão adotadas mediante o emprego de tecnologia moderna, tendo como resultado final o controle eficaz dos produtos químicos que são passíveis de utilização no processamento ilícito de drogas.

O controle e a fiscalização sobre produtos químicos, a cargo da Polícia Federal, serão exercidos com base nos seguintes instrumentos normativos:

  • Lei nº. 10.357, de 27 de dezembro de 2001
  • Decreto nº. 4.262, de 10 de junho de 2002


  • De acordo com a Portaria 1.274/MJ, de 21 de agosto de 2003, são considerados documentos de controle:

  • Certificado de Registro Cadastral: certifica que a pessoa jurídica está devidamente registrada no órgão central de controle de produtos químicos, em face de suas atividades estarem sujeitas a controle e fiscalização da Polícia Federal.
  • Certificado de Licença de Funcionamento: documento que habilita a pessoa jurídica a exercer atividade não eventual com produtos químicos sujeitos a controle e fiscalização, assim como, de forma equiparada e em caráter excepcional, a pessoa física que desenvolva atividade na área de produção rural.
  • Autorização Especial: documento que habilita a pessoa física ou jurídica a exercer, eventualmente, atividade com produto químico controlado. É intransferível e individualizada para cada produto.
  • Autorização Prévia: documento que autoriza a pessoa física ou jurídica a dar início aos procedimentos relativos às operações de importação, exportação ou reexportação. Emitida antes do embarque, a Autorização Prévia é intransferível e individualizada para cada produto.
  • Notificação Prévia: notificação dirigida à autoridade competente do país importador ou exportador para que este se manifesta quanto à legitimidade de determinada operação de comércio exterior, que envolva produto químico controlado, conforme estabelece os acordos internacionais sobre a matéria.
  • Mapas de Controle: informativos elaborados mediante o preenchimento de formulários instituídos pelo órgão de controle, por meio do qual as pessoas jurídicas habilitadas e, excepcionalmente, os produtores rurais informam ao DPF, até o décimo dia útil de cada mês, os dados relativos as suas operações desenvolvidas no mês imediatamente anterior, envolvendo produto químico controlado.
  • Notas Fiscais, manifestos e outros documentos fiscais: todos já devidamente instituídos por outros órgãos de controle.


  • Relação de Produtos Químicos Controlados

    O Anexo I da Portaria nº. 1.274/MJ, de 21 de agosto de 2003, relaciona em quatro listas os produtos químicos sujeitos a controle e fiscalização da Polícia Federal: Procedimento Necessário Para Autorização de uso de Produtos Químicos Controlados

    Uso não eventual
    A pessoa jurídica que necessitar exercer atividade não eventual com produto químico controlado deverá requerer ao DPF a emissão do Certificado de Registro Cadastral e do respectivo Certificado de Licença de Funcionamento, por meio de Requerimento instruído com o comprovante de recolhimento da Taxa de Controle e Fiscalização de Produtos Químicos - GAR FUNAD, Formulário Cadastral e cópia autenticada dos seguintes documentos:
    • Contrato Social ou ato constitutivo da pessoa jurídica e de suas respectivas alterações, devidamente registrados nos órgãos competentes;
    • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ;
    • Inscrição Estadual;
    • Cadastro de Pessoa Física - CPF e carteira de identidade dos proprietários, presidente, sócios, diretores e do representante legalmente constituído;
    • Cadastro de Pessoa Física - CPF, carteira de identidade e cédula de identificação profissional do responsável técnico; e
    • Instrumento de Procuração.
    Uso eventual
    A pessoa física ou jurídica que necessitar exercer atividade eventual com produtos químicos controlados deverá requerer ao DPF a emissão de Autorização Especial, por meio de Requerimento próprio, instruído com a GAR FUNAD e cópia dos seguintes documentos:
    • CPF, carteira de identidade do interessado e comprovante de residência, se pessoa física, ou, no caso de pessoa jurídica, formulário cadastral devidamente preenchido acompanhado do CPF, carteira de identidade e comprovante de residência dos proprietários, sócios, diretores ou do representante legalmente constituído, bem como da carteira de identidade profissional do responsável técnico;
    • contrato social ou ato constitutivo da pessoa jurídica e suas respectivas alterações, devidamente registradas; e
    • autorização, certificado de não objeção ou documento equivalente emitido por outros órgãos que exerçam controle sobre o produto químico envolvido na operação.


    Política de Privacidade | Formas de Pagamento | Sistema de Entrega | Política de Vendas | Política de Devolução   
    Chemco Indústria e Comércio Ltda.
    Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, 297, Chácaras Nova Boa Vista - CEP: 13185-072
    Hortolândia/SP | e-mail: contato@chemco.com.br
    Telefone: (19) 3272-4577 Cel: (19) 8199-0334

    Desenvolvido por: